BENVINDOS AO MEU BLOG

Espero que gostem do meu blog, minha intenção é expor os meus pensamentos e sentimentos a todos aqueles que
tiverem vontade de ver e compartilhar um pouquinho de mim...

Fiquem a vontade para postar qualquer comentário..é bom saber a opinião de vocês.

quinta-feira, 31 de março de 2011

A ARTE DE BANKSY

No post anterior eu estava bem revoltado com a falta de cultura do povo brasileiro...
Na verdade qualquer expressão popular sempre será valida a partir do momento que seja realmente um ato de cultura e que isso possa beneficiar ou passar uma mensagem e que esta mensagem abra mais as mentes e a consciência de cada um.



Na inglaterra, um rapaz auto-denominado BANKSY começou a pichar os muros da cidade com a finalidade de expressar sua arte e seus conteúdos políticos.


Ele é um notório artista cujos trabalhos em stencil são facilmente encontrados nas ruas da cidade de Bristol. Numerosas manifestações de Banksy também são encontradas na capital britânica, Londres.


Nascido em Bristol, Inglaterra, Banksy iniciou cedo sua carreira: aos 14 anos foi expulso da escola e preso por pequenos delitos. Sua identidade é incerta, não costuma dar entrevistas e fez da contravenção uma constante em seu trabalho, sempre provocativo. 


É um artista declarado, e uma das principais marcas de seu trabalho é a criação de pequenas intervenções que geram grandes repercussões. Os pais dele não sabem da fama do filho: "Eles pensam que sou um decorador e pintor", declarou. 
Recentemente, ele trocou 500 CDs da cantora Paris Hilton por cópias adulteradas em lojas de Londres, e colocou no parque de diversões Disney uma estátua-réplica de um prisioneiro de Guantánamo.


Suas obras são carregadas de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder. Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade.

Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras.


Os trabalhos de Banksy foram carregados para fora da cena de Bristol subterrânea que envolveu a colaboração entre artistas e músicos. 




Filho de um técnico de fotocopiadoras, ele treinou como açougueiro, mas se envolveu em graffiti durante o grande "boom" do aerossol em Bristol no final dos anos 1980. 





Observadores notaram que seu estilo é semelhante ao Blek le Rat, que começou a trabalhar com matrizes em 1981 em Paris e os membros da banda  anarco-punk "Crass" que manteve uma campanha de "stencil-graffiti" no metrô de Londres nos finais de 1970 e início de 1980.



Conhecido por ser contra a rotulação do graffiti como vandalismo pelo governo inglês, o artista mostra sua arte em superfícies públicas, tais como paredes e indo tão longe como edifícios e cartazes de propaganda. 



Banksy não vende diretamente as fotos das suas pichações de rua; No entanto, leiloeiros de arte tentaram vender as suas artes de rua no local e deixaram o problema de sua retirada nas mãos do ganhador.


O primeiro filme de Banksy, "Exit Through the Gift Shop" (Saida pela Loja de presentes),anunciado como "O primeiro filme-catástrofe de arte de rua do mundo ", fez sua estréia em 2010 no Sundance Film Festival. O filme foi lançado no Reino Unido em 5 de março de 2010. Em janeiro de 2011, foi nomeado para o Oscar de Melhor Filme Documentário.
Banksy ficou famoso depois que Christina Aguilera comprou um original da Rainha Vitória como lésbica e mais duas cópias por £ 25.000.












 Em 19 de Outubro de 2006, um conjunto de pinturas de Kate Moss vendidos na Sotheby de Londres por £ 50.400 estabeleceu um recorde em leilões pelos Trabalhos de Banksy.
As seis serigrafias, com o modelo pintado no estilo dos retratos de Marilyn Monroe por Andy Warhol foram vendidos  por cinco vezes seu valor estimado.




Sua matriz de stencil de uma Mona Lisa verde com tinta real escorrendo de seus olhos foi vendido por £ 57.600 no mesmo leilão. Em dezembro, o jornalista Max Foster criou a frase: "o efeito Banksy", para ilustrar como o interesse em outros artistas de rua estava crescendo por trás do sucesso de Banksy.




Banksy colocou sua marca registrada em muitas cidades do mundo e algumas delas suas obras foram inadvertidamente destruídas sem dar-se conta do valor que elas tinham.




Deixo aqui alguns grafites de Bansky e um desenho que fiz baseado no seu estilo...







3 comentários:

  1. Muito bom, fogolino, já tiha ouvido falar dele, ele é bom, ha um tempo atras compartilhar um artigo falando acharam sua verdadeira identidade, questionavel! Gosto muito do trabalho dele!! raul - por isso compartilho!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez aprendendo coisas muito interessantes com vc..adorei conhecer Banksy...bjo

    ResponderExcluir
  3. massa, tinha visto um graffit dele tatuado no Ricardo Pirecco num jornal, já tinha visto antes o desenho aquele, do cara protestando com um buque de flor massa achei interessante pesquisei e resolvi tatua na bariga

    ResponderExcluir