BENVINDOS AO MEU BLOG

Espero que gostem do meu blog, minha intenção é expor os meus pensamentos e sentimentos a todos aqueles que
tiverem vontade de ver e compartilhar um pouquinho de mim...

Fiquem a vontade para postar qualquer comentário..é bom saber a opinião de vocês.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

VIRTUDE





Estive agora pouco em uma palestra onde o orador discutiu o tema “Virtude”.

Virtude (latim: virtus; em grego: ἀρετή) é uma qualidade moral particular. Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem; revela mais do que uma simples característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa: trata-se de uma verdadeira inclinação.
Inclinação esta que nos faz trocar o foco das coisas do dia a dia e nos faz ver tudo com outra perspectiva.
Se nós odiamos algo ou alguém, nossa perspectiva é negativa. Talvez estejamos olhando com o foco errado. Com a virtude estaremos focando para as coisas do bem e tudo será percebido de uma forma diferente. Estaremos apreciando as coisas do bem.
Para adquirirmos as perfeições habituais e estáveis da inteligência e da vontade humana devemos conhecer as virtudes humanas:

·         * A prudência, que "dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir. Ela conduz a outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida", sendo por isso considerada a virtude-mãe humana.

·         * A justiça, que é uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido;

·        *  A fortaleza que assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem;

·        *  E a temperança que "modera a atração dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporciona o equilíbrio no uso dos bens criados", sendo por isso descrita como sendo a prudência aplicada aos prazeres.

Para contrariar e opor-se aos Sete pecados capitais, existe também outro tipo de organização das virtudes, que é baseada nas chamadas Sete Virtudes:

Castidade, Generosidade, Temperança, Diligência, Paciência, Caridade e Humildade.

Se nós nos dedicarmos a compreender as virtudes daqueles que estão ao nosso lado ou que fazem parte, temporariamente ou não de nossas vidas, estaremos contribuindo para nossa elevação espiritual, para que o nosso corpo, nossa casa, tenha um final feliz.



FINAL FELIZ

Chega de fingir
Eu não tenho nada a esconder
Agora é pra valer, haja o que houver
Não tô nem aí
Eu não tô nem aqui pro que dizem
Eu quero é ser feliz, e viver pra ti
Pode me abraçar sem medo
Pode encostar tua mão na minha
Meu Amor,
Deixa o tempo se arrastar sem fim
Meu amor,
Não há mal nenhum gostar assim
Oh, Meu bem,
Acredite no final feliz...
Meu amor... Meu amor...



Peço a todos que façam uma oração àqueles irmãos que já não estão mais aqui conosco, irmãos distantes lá dos países árabes que, por motivo dos conflitos que tiveram a pouco tempo ainda não encontraram a luz. 

2 comentários:

  1. Sensibilíssimo!! (Não sei se existe essa palavra, mas é o q senti quando lí), o fogolino tem despertado varios sentimentos e mexendo nas minhas sensbilidaes mais profundas, esquecidas e opacas pelo cotidiano e problemas diarios! Raul

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!!!

    Bela palestra...o universo clama por preces e boas energias!!!

    Bj

    ResponderExcluir